A Sim, fintech de empréstimos pessoais do Grupo Santander, tem como mindset de negócio, o cliente no centro das estratégias. Para isso, a empresa utiliza a plataforma de tomada de decisões da FICO, líder mundial em software de análise preditiva, que possui tecnologia de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML) e analíticos para gerir grandes volumes de dados -- possibilitando a comunicação com os consumidores pelos canais e horários mais efetivos e oferecendo ofertas customizadas.

“Estamos num mundo onde o dado é fundamental. O relacionamento com o nosso cliente é muito simples, ele entra na nossa esteira somente com seu CPF e a partir daí começamos o processo de empréstimo. Se não tivéssemos dados suficientes para poder respondê-lo de forma rápida, seria impensável ter nossa atual operação. Por isso é fundamental ter diversas bases de dados que nos permitam conhecer o perfil do consumidor em linha com o que ele merece, não somente com relação ao crédito, mas também ao preço. Ter ferramentas que permitam analisar esses dados em uma operação digital é a chave”, afirma Francisco Muñoz, CEO da SIM.

Na esteira das grandes transformações tecnológicas do mercado financeiro brasileiro, com a chegada do Pix e do Open Banking, a plataforma decisional também auxiliou a Sim a proporcionar uma experiência ainda melhor a seus clientes. “Nós já estamos utilizando o Open Banking quando um cliente permite a utilização de suas informações, e isso torna mais simples a concessão de um crédito. Muitas vezes você precisa de informações sobre o cliente e se ele mesmo nos proporcionar isso, podemos conhecê-lo melhor e fazer melhores ofertas”, acrescenta Muñoz.

De acordo com o executivo, se a empresa não contar com uma tecnologia robusta, que permita analisar grandes volumes de dados e tomar as melhores decisões, ela provavelmente terá dificuldades em se manter competitiva. “Se você não tem uma plataforma que te permita utilizar todos os dados, não vai conseguir participar da economia digital. Ela deve oferecer flexibilidade para que você possa mudar suas estratégias e políticas de um jeito simples, rápido e eficiente”, completa.

A Sim participou do FICO Innovative Minds, uma série de vídeos em que executivos de diferentes empresas conversam sobre tecnologia, inovação, tendências e estratégias de negócio. Clique aqui para acessar a edição com Francisco Muñoz.