Em tempos de alta competitividade no mercado, novas técnicas e ferramentas têm sido desenvolvidas para atrair os consumidores de forma personalizada individualmente e são fundamentais para a construção de uma base de dados sólida. A Validity, fornecedora de soluções de e-mail líderes do setor - Return Path, BriteVerify e 250ok, disponibiliza produtos que visam à otimização do desempenho do email marketing, a gestão de qualidade de dados e as atividades de vendas.

Neste cenário, é essencial que as companhias disponham de uma estratégia de marketing bem definida, com objetivo de ser eficiente no estabelecimento de uma comunicação com cada destinatário, capaz de converter os recebedores em clientes.

“Atualmente, há ferramentas de automação de marketing que permitem segmentações avançadas e análise das mensagens enviadas, em uma abordagem estratégica do email marketing. Para fazer um email marketing efetivo e não acabar na caixa de spam, é importante ter visibilidade sobre seu programa de e-mail e suas métricas, além de seguir as boas práticas”, afirma Rodrigo Mesquita, diretor de Customer Success LATAM da Validity.

Com a pandemia da Covid-19, houve um aumento significativo de mensagens disparadas pelas organizações. No entanto, para que essas ações sejam bem-sucedidas, é necessário garantir que a tecnologia otimize cada ponto de contato, aumentando a satisfação e o engajamento dos consumidores com maior agilidade, qualidade e segurança nos processos.

“Por mais que estejamos sujeitos a algumas mensagens indesejadas, se o usuário assinou o conteúdo de uma determinada empresa e sabe que é de grande importância para ele, há uma tendência muito grande de que a mensagem seja aberta e lida. Dessa maneira, usar de forma adequada e estratégica o email marketing é um recurso muito eficiente para estabelecer e manter um relacionamento com as pessoas, sejam atuais ou potenciais consumidores”, completa Mesquita.

Alinhado a uma estratégia de marketing bem direcionada, é fundamental, também, uma estratégia de CRM estruturada. Assim, a empresa se apropria de dados relevantes sobre os clientes, além de permitir a customização da experiência com base em seus interesses, necessidades e comportamentos. Um CRM bem administrado, concede à equipe de atendimento ao cliente todas as informações necessárias para atendimento com excelência e eficiência. E, para isso, o CRM precisa ser bem gerenciado, organizado e limpo, com uma importação de dados eficiente, para manter-se completo e consistente. Essa ação precisa ser feita diariamente, mas não manualmente. Existem ferramentas que automatizam o processo e economizam o tempo do gestor para que ele possa olhar para os dados de maneira mais estratégica.

Recentemente, inclusive, a Validity lançou o GridBuddy Cloud para Microsoft Dynamics 365, uma solução que torna mais rápido e intuitivo, aos usuários, atualizar e navegar pelos dados no Dynamics 365. Com ele é possível inserir campos de várias tabelas e, até mesmo, ambientes diversos do CRM, em um espaço de trabalho único e editável no estilo excel. Soluções como esta permitem às empresas aumentar a entrega em caixas de entrada e maximizar o alcance de assinantes com dados válidos e úteis.

Pode te interessar

Da central de atendimento para a central de relacionamento: a importância do fator humano

Comunicação não violenta melhora o relacionamento entre equipes

Como a Inteligência Artificial está transformando o relacionamento com o cliente?