Independente da infraestrutura das empresas, sejam elas tradicionais ou inovadoras, um dos fatores mais importantes de sucesso é a integração das tecnologias. A área de Contact Center é uma das que enfrenta esse desafio, principalmente com a utilização cada vez maior de inteligência artificial para aplicações e serviços – uma necessidade que se intensificou neste período de pandemia, devido ao aumento da demanda nas centrais de atendimento.

Com o objetivo de facilitar a adequação de sua solução a cada cliente, a Altitude Software, fornecedora global de soluções de gerenciamento para melhorar a experiência omnicanal de atendimento, anuncia suporte aos principais serviços de processamento de linguagem natural (PLN): Microsoft AZURE Luis, Google Speech AI e Nuance.

O Altitude Bot possibilita o rápido desenvolvimento de assistentes virtuais inteligentes. “Pensamos em uma plataforma que pudesse explorar as melhores tecnologias de PNL com a finalidade de prover flexibilidade  aos nossos clientes, algo que sempre fez parte de nosso DNA e é realmente necessário para dotar os agentes virtuais de inteligência cognitiva”, afirma Francisco Virgilio, Head do America´s Innovation Lab da Altitude Software.

A solução é flexível e funciona tanto por voz como por chat. O produto foi criado para permitir o desenvolvimento rápido de chatbot ou voice bots, provando que um assistente virtual não precisa ser necessariamente complexo. “Pensando na programação de bots, a solução permite com simplicidade o desenvolvimento visual, sem requisitar a participação da área de TI, tampouco complexas linguagens de programação”, explica Virgilio.

A ferramenta pode se encarregar desde tarefas simples, como realizar a localização de devedores para operações de cobrança, até questões mais complexas, como efetuar atendimentos humanizados com tecnologias de Inteligência Artificial (IA). Dessa forma, torna-se possível gerir as tarefas internas, como emitir faturas e enviá-las por e-mail aos clientes, sem a necessidade da intervenção de um agente humano em toda interação. 

Com a integração da inteligência artificial, a Altitude Software passou a explorar diferentes plataformas para oferecer ao consumidor a solução mais adequada à sua demanda. Isso fez com que a empresa desenvolvesse suporte nativo às melhores tecnologias de processamento de linguagem natural e serviços cognitivos, incluindo Microsoft, Google e Nuance, ampliando a variedade de escolha e versatilidade. 

Além de disponibilizar serviços para os assistentes virtuais sob medida, a empresa acredita na estratégia de Bring Your Own Bot, que consiste em integrar à sua solução, bots criados por terceiros para seus clientes corporativos.

“O Altitude Bot é totalmente adaptável e facilita a jornada omnicanal do cliente, provendo serviços inteligentes de forma contínua em tempo real. Além disso, a visão integrada permite o gerenciamento de ponta a ponta, ao assimilar e facilitar as interações agente humano/bot e o histórico da experiência. É um grande avanço para a consolidação da jornada do cliente potencializada pelo Customer Engagement”, destaca o executivo.

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