Cada empresa tem necessidades específicas na sua rotina, que nem sempre são resolvidas com as plataformas e softwares disponíveis no mercado. No caso da Pluscargo Brasil - braço logístico do Grupo Ras, empresa uruguaia especializada em logística e presente em nove países - a área comercial precisava de um CRM que, além de gerenciar cadastro de clientes, histórico de processos e oportunidades de negócio, pudesse também enviar de forma padronizada os orçamentos para os clientes e disponibilizar aos gestores uma plataforma de análise da performance de cada usuário. Cansados de não encontrar a ferramenta ideal, a empresa optou por desenvolver seu próprio CRM. Para isso, contaram com a ajuda de um consultor e com a plataforma GeneXus, utilizada mundialmente por sua capacidade de simplificar e aumentar a produtividade no desenvolvimento de software.

Escolhido para desenvolver a solução, Felipe Angusti trabalha há três anos na área comercial da Pluscargo Brasil e é graduado em Relações Internacionais com especialização em Transporte Marítimo e Logística. A empresa contratou os serviços do consultor em tecnologia Marcus Costa e, juntos, começaram a pesquisa, desenvolvimento e implementação do novo sistema, batizado de e-PLUS.

“A criação do e-PLUS levou cerca de 10 meses para ficar totalmente pronto. Não foi tão rápido, porque grande parte do trabalho era entender a necessidade do nosso cliente interno para depois partir para o desenvolvimento em si”, explica Felipe. Após quatro meses de trabalho já existia uma versão trial da solução. Depois de um mês de teste final, a ferramenta passou a fazer parte da rotina de trabalho de 70 profissionais da Pluscargo, entre vendedores, insidesalese gerentes da área comercial.

Totalmente desenvolvido na plataforma GeneXus Evolution 3, o CRM e-PLUS foi um desafio para Felipe: “Não sou da área de tecnologia, mas aceitei a demanda e tive muita facilidade para fazer o desenvolvimento em GeneXus. Nunca havia utilizado uma ferramenta antes mas, com o auxílio do consultor Marcus Costa, tive muita facilidade para criar uma solução totalmente pensada nas necessidades da nossa empresa. O GeneXus ajudou muito.”

Próximos passos
Já estão sendo desenvolvidas novas interfaces e recursos para o CRM e-PLUS que, por enquanto, funciona apenas na versão web. “Nosso próximo passo é transformá-lo em mobile e desenvolvermos também soluções próprias para a área operacional e financeira. Dessa maneira, a Pluscargo vai poder trabalhar apenas com as soluções que desenvolvemos exclusivamente para a empresa.”

A ferramenta foi apresentada no congresso do Grupo Ras e fez tanto sucesso que, em breve, outras filiais irão adotar a solução e-PLUS dentro das suas áreas comerciais. “Ficamos muito satisfeitos de vermos uma solução desenvolvida dentro da Pluscargo Brasil ser utilizada também em outros países”, finaliza Angusti.

Leia mais

Por que as empresas ainda não usam o CRM?

CRM de Gravidade Zero

Customer Engagement utilizando Big Data e CRM 3.0