Quando uma empresa precisa optar em qual sistema ERP utilizar para organizar informações e dinamizar o trabalho dos colaboradores sempre aparecem muitas questões sobre qual sistema é o melhor, qual tem um melhor custo benefício e principalmente qual terá uma equipe de suporte que resolva as demandas do dia a dia. Pensando nisso, pedimos ao Diretor de Tecnologia da AKSUM IT Services, Fábio França, analisar algumas funcionalidades dos três principais sistemas do mercado: StarSoft,TOTVS e SAP. Confira:

APRESENTAÇÃO (TELAS):

  • StarSoft: É um sistema de fácil navegação de telas, bem “friendly” ao usuário. Outro ponto interessante é a facilidade de integração dos módulos, com apenas um clique é possível trocar de um módulo a outro. São telas intuitivas, que facilitam a pesquisa de informação e extração de relatórios.
  • TOTVS: O visual não é um atrativo fácil no início, as informações precisam ser procuradas dentro do sistema, são mais escondidas; porém, a integração de módulos também é bem fácil ao usuário;
  • SAP: A navegação nas telas é bem difícil no início, sendo necessário um longo treinamento e atualizações constantes para poder utilizar o sistema no dia a dia. Por não ser uma tela intuitiva os usuários precisam decorar transações ou usar uma espécie de “cola” com as informações de uso diariamente.


IMPLANTAÇÃO:

  • StarSoft: O tempo de implantação é rápido, considerando que uma implantação padrão tenha aproximadamente 7 módulos, o tempo total varia de 8 a 11 meses para que estejam todos implantados e integrados. A equipe para um projeto desse tamanho é de 3 a 4 profissionais, onde cada um possui mais de uma especialização, podendo implantar mais de um módulo. Os sistemas atendem todas as legislações brasileiras além de serem bem flexíveis e interagirem bem com outros sistemas e e-commerces. A cobrança é realizada após a implantação e finalização das fases de teste.
  • TOTVS: O tempo de implantação é mais demorado, já que o consultor é especialista em apenas um módulo, levando uma equipe maior e também demandando mais tempo. A média de implantação do sistema é de aproximadamente 12 meses, além de ser necessário customizar diversos processos, pois no padrão do sistema, não atende as necessidades das empresas. Em muitos casos, a mensalidade de uso já é cobrada durante a implantação.
  • SAP: As implantações são complexas, envolvendo grande número de consultores, que em geral também são especialistas em apenas um módulo. O tempo médio é acima de 12 meses. Um ponto negativo é que o SAP não possui o módulo fiscal, precisando de um parceiro para implantação que atenda legislações brasileiras. Não existem muitas opções de parceiros com módulos que trabalhem com compatibilidade do sistema.


SUPORTE:

  • StarSoft: Suporte é personalizado, realizado por especialistas da Aksum It Services e com a vantagem do cliente ainda poder contar com um segundo ponto de suporte da própria Star Soft. O atendimento é humanizado e especializado, resolvendo os problemas do cliente no menor tempo do mercado. O suporte da Aksum trabalha com SLAs (Service LevelAgreement), onde os clientes podem classificar as demandas por prioridades de atendimento. O atendimento é realizado 100% em português.
  • TOTVS: O atendimento é realizado pelo suporte interno da TOTVS, também possuem SLA para o suporte.
  • SAP: O suporte é feito por especialistas, muitas consultorias atendem o suporte do sistema. O atendimento do SAP é global, o que pode fazer sua demanda ser atendida por qualquer nacionalidade, dificultando um pouco o entendimento. Em geral é realizado em inglês.


CUSTO X BENEFÍCIO:

  • StarSoft: Melhor Custo Benefício do mercado, sistema nacional, parceiro da Microsoft. Rápida entrega, consultores especializados em mais de um módulo, integração com outros sistemas. Atende toda a legislação brasileira. Atendimento rápido e personalizado, somando muitas vantagens ao valor investido. Tempo de treinamento: 3 dias por módulo.
  • TOTVS: Custo elevado para o atendimento oferecido. Deixa a desejar no atendimento do pós venda e implantação muito demorada. Sistema também é nacional e o tempo de treinamento é de aproximadamente 6 dias por módulo.
  • SAP: Custo extremamente elevado, sendo acessível apenas a grandes empresas, possui alto custo de manutenção e implantação. Atendimento em inglês e implantação demorada, com média de 15 dias por módulo.

AVALIAÇÃO GERAL:
 
StarSoft: *****
TOTVS: ****
SAP: ***

Leia mais

O que fazer com as informações do cliente?

Nova pesquisa descobre falhas de segurança em BYOD

Quatro guias gratuitos para começar bem nas redes sociais