Ter um emprego estável hoje é um desafio. No Brasil, a taxa de desemprego chegou a 6,7% em maio de 2015, enquanto um ano antes estava em 4,9%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o consultor de negócios e sócio-diretor da AMX Soluções em Gestão Integrada, André Miotto, em tempos de instabilidade a pressão nas empresas, independentemente da hierarquia, aumenta e o talento profissional começa a ser questionado.

“Em meio à situação, temos duas decisões a tomar: aceitar o pessimismo, que os tempos estão realmente difíceis, ou ser um visionário e reagir”, aponta Miotto. Ele apresenta algumas alternativas para encarar a realidade com alternativas e soluções inovadoras: “Ter uma atitude diferente dos demais, explorar o talento na prática, utilizar o passado como experiência e pensar na produtividade, além de ter calma e paciência”.

Miotto afirma ainda que é importante mostrar habilidades junto à equipe, como resiliência, carisma, coragem e capacidade de improvisar, pois estas, em momentos de instabilidade e com o passar do tempo, resgatam e solidificam os resultados financeiros, comerciais e humanos.

Confira cinco dicas apontadas por Miotto

  • Tenha uma atitude diferente dos outros. Enquanto alguns se lamentam, outros encontram soluções para reagir. O desafio é sair da mesmice e atuar de maneira criativa, envolvendo todos da equipe. Quanto antes forem detectadas as atitudes e se iniciar o desenvolvimento para implantar soluções, mudar a maneira de agir do líder e sua equipe e amadurecer os pensamentos de forma estratégica, menos tempo de retorno e menos doloroso será o processo de conformação e adequação.
  • Use o currículo na prática, explore seu talento. O profissional que passou por árduas etapas de seleção até ser escolhido para a vaga agora deve atuar com o espírito de liderança e de forma estratégica independentemente do cargo que ocupa. Esse é o momento em que ele deve refletir sobre seus pontos fortes e seu diferencial para contribuir com a empresa e ajudar a equipe a enfrentar qualquer momento delicado. Quando esse momento passar, o profissional será lembrado pelo que fez de bom e diferenciado.
  • Utilize o passado e os problemas enfrentados por grandes nomes como experiência. É importante aprender os argumentos, estratégias e truques que grandes nomes usam ou já usaram e recomendam. Aproxime-se dos bons profissionais e busque inspiração nos casos que obtiveram superação em momentos iguais ou superior ao que vivemos. Plante pensamentos e atitudes que deixem legados positivos a todos, interna e externamente.
  • Pense na produtividade. Esse é o momento de analisar as causas que prejudicam a produtividade do funcionário e assim realizar ajustes rápidos e eficazes, entregando mais tarefas sem procurar justificativas pelo trabalho não realizado. Em momentos de instabilidade, empresas e profissionais que mostram a capacidade de absorver os conceitos e produzem mais com alta qualidade em menos tempo, proporcionando assim melhores resultados, menores custos e mais abrangência de seus produtos ou serviços, são os que mais se destacam.
  • Tenha calma e paciência. Algumas pessoas têm seus momentos de desânimo durante o ano, porém, é importante não deixar que os pensamentos negativos permaneçam. É fundamental buscar ferramentas e apoio interno e externo para lidar com a situação de forma construtiva e agregadora. As corporações e o mercado valorizam profissionais que, independentemente do cargo que ocupam, usam a habilidade e capacidade de unir as equipes e com maestria harmonizam o ambiente em momentos difíceis.

Leia mais

Como a realidade aumentada pode ajudar no treinamento?

Como desafiar os colaboradores da forma correta

Videoconferência, uma tendência para o mercado de recrutamento e seleção