A tecnologia nos trouxe milhares de oportunidades. Para o ambiente corporativo foram trazidos novos modelos de gestão e novas ferramentas que podem resolver uma infinidade de problemas. Conheça cinco programas que podem mudar a produtividade de sua equipe e trazer novas perspectivas para enfrentar a crise econômica.

Gerenciar equipes é um desafio diário, aumentar a produtividade deles então provavelmente é para poucos. Com a crise econômica que atravessa o país muitas empresas demitiram colaboradores o que aumentou a carga de trabalho dos que ficaram. Para superar este problema o único caminho sustentável é aumentar a produtividade dos que ficaram, mas como fazer isso com um baixo investimento?

A tecnologia pode ser sua aliada nessa tarefa.
Selecionamentos 5 ferramentas (softwares e aplicativos) para você aumentar a produtividade de sua equipe, dando mais dinâmica e agilidade ao trabalho, além de trazer mais controle e métricas para a gestão do negócio. Confira:

Organização de arquivos
Uma das maneiras mais efetivas de deixar todos os documentos importantes para o trabalho de sua equipe acessíveis é o Google Drive. Para utilizá-lo basta criar uma conta Google, sincronizar os arquivos de trabalho e dar permissões para acesso. Com ele você pode criar um ambiente de colaboração em que várias pessoas editam e complementam o documento.

Outro ponto muito legal é que você pode integrá-lo facilmente ao Gmail e ao Google Agenda, outros aplicativos essenciais para sua equipe. E não precisa se preocupar, tudo fica armazenado na nuvem trazendo segurança para sua empresa.

Custo: Grátis

Controle de equipes externas
Se a sua equipe trabalha na rua e o acompanhamento da conclusão de atividades não é tão fácil assim, o Auvo é a ferramenta certa para você. Através de uma plataforma web e um aplicativo mobile você consegue agendar atividades para os colaboradores externos, obtêm relatórios de cada tarefa feita, sabe em tempo real a localização da equipe e otimiza a rota que deverá ser executada pelos colaboradores.

Além disso você terá acesso a relatórios de produtividade como tempo gasto nas tarefas, média de atrasos, custo de cada atividade e colaboradores mais engajados.

Outro ponto importante da ferramenta é que pela API de integração você consegue conectá-lo a qualquer software que você já use em sua empresa como ERP’s e CRM’s.

Custo: a partir de R$ 30,00 (possui período de teste grátis).

Você precisa fazer reuniões virtuais?
O deslocamento para fazer reuniões é um tempo gasto e não investido. Por isso você pode fazer esses encontros de maneira virtual. Uma das melhores ferramentas ainda é o Skype. Com um sistema de videoconferência completo você pode compartilhar sua tela, adicionar outras pessoas a conversa e trocar arquivos.

Muitas empresas hoje vendem para o Brasil todo se reunindo com seus clientes via Skype, ampliando a área de atuação da equipe comercial e trazendo novas perspectivas.

Custo: Grátis

Sua equipe comercial ainda utiliza planilhas para gerenciar as vendas?
Nada contra a boa e velha planilha em Excel, mas se você quer aumentar os resultados de sua equipe comercial você precisa de um CRM. Uma boa opção é o PlugCRM. Com ele você centraliza todas as informações sobre negociações em andamento, perdidas e efetuadas além de acompanhar o funil de vendas de cada vendedor.
Outro ponto relevante é que é possível você customizar a ferramenta para as suas necessidades e acompanhar os resultados individuais de cada membro da equipe. O PlugCRM possui integrações com outros sistemas, inclusive com o Auvo, a ferramenta de gestão de equipes externas.

Custo: a partir de R$ 32,90 (possuí período de teste grátis)

Dificuldades para organizar os trabalhos internos?
Uma excelente ferramenta para você atribuir as atividades para sua equipe interna, acompanhar os fluxos de atividades, criar quadros de tarefas e saber quando sua equipe entregará o projeto é o Trello. Com ele as entregas de tarefas será muito mais dinâmica e a produtividade de sua equipe irá aumentar.

Custo: Possui uma versão grátis e planos mais robustos com preços a partir de $ 9,99

Conheça como essas ferramentas e muitas outras podem influenciar na produtividade de sua equipe. O importante é ter em mente que existem muitas ferramentas que podem fazer com que você e sua equipe ganhem tempo e aumentem a produtividade e além disso muitas delas são grátis ou muito baratas. Vale a pena conhecer.

Leia mais

Quando o transtorno de ansiedade bate à porta da sua empresa

Conflitos gerados pelo uso do celular no trabalho

A influência da Geração Y nos locais de trabalho