O quanto você se surpreende com as ações de live marketing e brand experience executadas nos últimos anos? A integração com mobiliário urbano, a geolocalização, o reconhecimento facial e internet das coisas estão cada vez mais presentes em muitos momentos das nossas vidas. Isso já se tornou tão natural, que - as vezes - não percebemos o quanto a tecnologia desenvolveu novas possibilidades para melhorar a experiência do consumidor nos últimos tempos.

Durante anos, visitei os maiores eventos de tecnologia e startups por todo o mundo, como o The Next Web de Nova York e Amsterdã, Techstars, SXSW, 500 Startups e em todos eles me surpreendi com a evolução da aplicação de tecnologia. Antes, eu costumava receber os guias em papel e me perder buscando as palestras e painéis mais interessantes para visitar, mas estes foram substituídos com sucesso por aplicativos, que fazem a função com maestria. Mais do que isso, agora antes mesmo de chegar a qualquer um desses grandes eventos, você descobre o que vai bombar apenas acompanhando influenciadores de nicho ou hashtags no Twitter. Isso caso você decida ir até lá para acompanhar os painéis de forma presencial, já que a transmissão online evoluiu de forma tão significativa que a experiência de conteúdo pode ser excelente no conforto da sua casa.

Em 2019, vamos ver cada vez mais webinars, lives, stories e posts vindos de experiências reais. Não existe mais a possibilidade de evento fechado ou secreto, porque alguém sempre vai postar, então é bom estar preparado. As áreas instagramáveis continuam com tudo, as marcas estão entendendo a sua relevância, afinal, todo mundo quer uma foto bacana para o feed. Por isso, é prudente investir em hashtags oficiais para que seu conteúdo seja encontrado quando todos forem embora, planejar o pós evento é tão importante quanto o planejamento estratégico, porque uma experiência de um dia offline pode durar meses online.

Outra evolução é a gamification, não há quem não jogue - pelo menos - algum tipo de jogo. É divertido observar que os gamers não são mais tão jovens assim e que um case como o da Wendy's, marca americana de fast food, com o game 'Fortnite' seja o vencedor do Grand Prix da categoria Social & Influencer em Cannes, neste ano. Estamos "socializando" dentro de jogos online e isso é sensacional! Para os eventos não é diferente e podemos adicionar a estimulação dos participantes com dinâmicas e pontuação. Essa abordagem vai aparecer e crescer ainda mais com a entrada das novas gerações no mercado de trabalho.

Podemos também nos relacionar de forma indireta com a tecnologia, que talvez não seja perceptível, mas desde o credenciamento via hotsite, até o LED de altíssima resolução para o estande, é puro desenvolvimento tecnológico. Nem sempre é óbvio para o cliente, mas estamos conectados 24 horas por dia e 7 dias por semana. Além disso, a inclusão de tecnologias como convites e transações digitais aumentam o resultado e reduzem custos para os clientes, fazendo com que a tendência com gastos em papelaria sejam cada vez menores.

Uma outra ferramenta que pode ser aproveitada no setor é a realidade virtual e aumentada. Sabemos que no Brasil ainda é uma estratégia cara e trabalhosa, mas vale a pena o investimento em produção de material para este tipo de interação com o público, já que leva uma experiência diferenciada. Temos muitas possibilidades para serem exploradas e cabe aos profissionais utilizá-las em busca de uma experiência 360 para o cliente.

Precisamos evoluir na captação de informações e entender o que fazer com todo material levantado nos coletores e plataformas. Interpretar os dados para o mercado de live marketing ainda não é um pensamento tão maduro, é necessário o desenvolvimento de um trabalho específico de BI para fazer essas experiências cada vez mais assertivas. Afinal, mesmo sem likes visíveis, it´s all about social!

Olívia Camargo é Gerente de Planejamento e Estratégia da MCM Brand Group

Mais sobre o assunto

Experiência de compra do consumidor, a nova “corrida do ouro”

O desafio de integrar o Compliance à estratégia de Customer Experience

Cinco medidas para melhorar a experiência do cliente