Ao contrário da loja física, em que o cliente vai atrás de suas marcas preferidas para realizar as compras, no e-commerce é o lojista quem precisa se esforçar e correr para atrair e, principalmente, fidelizar os consumidores. Essa missão, contudo, não é fácil e precisa de um esforço diário por parte do empresário para que a pessoa se mantenha fiel ao invés de ir atrás do concorrente. Confira cinco dicas que aumentam as chances de atrair e reter os clientes:

Pense no mobile – dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) indicam que a cada dez compras nas lojas virtuais do país, três são provenientes dos dispositivos móveis. O dado reforça a importância do mobile para o ambiente digital, tanto na parte do design quanto na infraestrutura – garantindo, assim, uma melhor experiência ao usuário.

Invista em conteúdo – uma boa e verdadeira descrição, fotos que destaquem o produto, ações bem planejadas para as redes sociais e campanhas de e-mail marketing certeiras certamente ajudam o cliente que está indeciso. Atualmente, a pessoa não quer apenas descontos e promoções, mas sim informações completas sobre a loja e o produto que está comprando.

Ofereça tratamento VIP – além de ter uma boa experiência, o consumidor quer ser bem tratado e receber vantagens sempre que optar pela loja virtual. Frete grátis, cupons de desconto, vale-presente e até brindes são alguns dos recursos que podem ser utilizados para mostrar à pessoa como ela é especial para o varejo online.

Diversifique os pagamentos – o cartão de crédito ainda é o meio de pagamento preferido pelos brasileiros, mas é recomendado oferecer outras formas, ainda mais no e-commerce. Restringir o modo como as pessoas pagam exclui potenciais consumidores. Assim, o ideal é disponibilizar as principais bandeiras de cartões, boleto bancário, débito, entre outras.

Capriche no atendimento – seja antes da compra ou após a venda, a loja virtual precisa manter um bom relacionamento com os clientes. Para isso, o SAC deve ser multicanal e eficiente. Esse cuidado mostra respeito e atenção da marca com seus consumidores, o que ajuda o e-commerce a ganhar ainda mais credibilidade no mundo online.

Eduardo Gimenes é gerente de marketing da Tray

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