Com o objetivo de aprimorar a eficiência nos negócios, a construtora e incorporadora Cyrela optou por implantar um módulo de cobrança no CRM Dynamics que integrasse as áreas que interagem com os clientes, garantindo sinergia das informações. Para a realização da tarefa, a empresa contou com a parceria da Processor, que customizou a ferramenta, conforme as necessidades reais da construtora.

Com a realização do projeto, a Cyrela passou a fazer a gestão automatizada dos processos de cobrança, bem como o controle da inadimplência dos clientes e ações visando a regularização de pagamentos. Segundo o coordenador de cobrança da Cyrela, Daniel Marinho, o maior desafio do projeto foi adaptar as funcionalidades do CRM para a área de cobrança, já que o sistema não contava com um módulo para esse fim. “Com a ajuda da Processor, conseguimos fazer essa implementação”, afirma.

A customização
Foram utilizadas várias tecnologias para customização e adaptação do CRM, melhorando e agilizando os processos. O sistema financeiro da Cyrela SAP e o CRM foram integrados, reunindo todas as informações financeiras relevantes dos clientes da construtora. O arquiteto de Soluções da Processor, Cesar Balan, conta que com as informações centralizadas, foi possível automatizar as regras de cobrança mais complexas, que agora são processadas por um novo motor totalmente customizado pela Processor.

A equipe da Processor desenhou diretrizes com o intuito de gerar demandas de cobrança automaticamente dentro do CRM, como o envio de SMS com data e conteúdo parametrizáveis, conforme quantidade de dias de atraso do pagamento pelo cliente. Para facilitar a visualização e monitoramento de registros pelos analistas, foram customizados dashboards no local de trabalho do CRM. “Criamos um módulo de filas que distribui dinamicamente as atividades de cobrança para os usuários, conforme regras previamente cadastradas pelos gestores da área”, diz Balan.

Segundo o executivo de Contas Senior da Processor, Daniel Fucs, o Dynamics CRM é uma plataforma estável, com funcionalidades nativas que atendem muitos requisitos de negócio das empresas, e ainda podem ser estendidas de acordo com as necessidades que surgirem. “Na Cyrela os resultados foram imediatos com o aumento da produtividade da equipe, melhoria dos relatórios gerenciais gerados e redução de erros”, garante.

Integração até com a Serasa
A gerente de projetos de TI da Cyrela, Adriana Lisboa, diz que a empresa possuía alguns sistemas satélites, como os de Repasse e Cobrança, que não conversavam entre si e que agora, com os módulos implantados no CRM Dynamics, fica tudo na mesma plataforma. “Hoje quando o cliente entra em contato com qualquer área do pós-venda, conseguimos ver todas as informações relevantes, para prestarmos um melhor atendimento e mantermos os nossos clientes satisfeitos”, relata.

Com a implantação do módulo para os setores de Crédito e Vendas, se encerra o ciclo de integração de sistemas, já que com esse módulo a Cyrela passa a ter todas as etapas de negócios dentro da plataforma CRM. A empresa já havia migrado anteriormente para essa plataforma unificada os processos de Relacionamento com os Clientes, Assistência Técnica e o Repasse (a instância de entrega do empreendimento e de repasses bancários feitos pelos consumidores para ficarem com o imóvel).

Até a Serasa passou a ser integrada com a implantação do CRM customizado pela Processor, que faz com que a Cobrança identifique a situação de cada cliente, tomando as medidas necessárias de maneira automatizada. “Criamos inteligência sistêmica, que nos indica quem deve ser incluído ou excluído da Serasa. Isso é um grande ganho, pois antes isso tudo era manual”, assegura Daniel Marinho.

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