Com um modelo de negócios baseado nas macrotendências e na análise das necessidades do consumidor, a Seguros SURA vem desenvolvendo diversas ações para capacitar pessoas e empresas para uma jornada segura e sustentável. No dia 21 de julho, a companhia realizou o SURA TALKS sobre as Ideias e Tendências do universo do marketing digital em live no Youtube , liderado por Marcelo Biasoli, Diretor de Estratégia de Negócios e Marketing da Seguros SURA, e seus convidados André Siqueira, cofundador da Resultados Digitais, Luiz Buono, Founder e CEO da Fábrica, e Maria Elvira Fioratti, gerente de marketing da Seguros SURA e líder da Empresas SURA, para dividir as perspectivas do marketing digital.

O tema da live foi definido a partir de uma pesquisa realizada pela Seguros SURA com os principais players e parceiros do mercado e a grande procura de empresários por essa temática, apontando o marketing digital como uma ferramenta fundamental para a construção da marca e a conexão com o consumidor nos canais digitais. Mas como implementar o marketing digital na prática? Essa foi a principal dúvida dos participantes.

Para responder essa questão, Biasoli iniciou o bate-papo dizendo que "o consumidor é único e as estratégias das empresas vão se aprimorando a partir do entendimento do seu comportamento e necessidades para construir uma jornada de conexão com a marca. O marketing digital é uma das chaves para o conhecimento e relacionamento com esse consumidor".

Para iniciar nessa jornada de comunicação com o consumidor, Luiz Buono reforçou que o mundo digital trouxe um leque enorme de ferramentas para as empresas explorarem em qualquer etapa da sua jornada, desde a capacitação à manutenção do cliente a longo prazo. Dessa forma, ele explica que "o primeiro passo é definir a mensagem que quero transmitir para as pessoas de forma única e conectada ao objetivo da empresa para entender que tipo de conexão estou criando com elas. É essa harmonia em todos os canais que vai fazer com que a sua marca seja diferente. Hoje o mundo está muito fragmentado, e a qualidade da mensagem é o que vai fazer a diferença".

Buono explica que é fundamental entender como a empresa está se conectando com as pessoas para criar um vínculo verdadeiro. "Qual é a mensagem que quero transmitir? A mensagem me torna único? Quando você define essa mensagem começa a construir sua história. No marketing, storytelling é isso. Construir uma história e ter atitudes coerentes com essa história".

Para colocar essa ideia em prática, Maria Elvira, gerente de marketing da Seguros SURA e líder da Empresas SURA, deu as dicas para potencializar a presença e o relacionamento com o consumidor no ambiente digital, sendo a principal delas relacionada ao conteúdo, principalmente no mundo atual onde todos são provedores de informação. "Quando falamos de conteúdo é super importante as empresas entenderem a questão de curadoria e como a mensagem se conecta com os objetivos e propósito da empresa, uma vez que tudo pode impactar na percepção do consumidor com a marca, já que hoje ele está mais atento do que nunca".

Diante das transformações no mundo, Maria Elvira comentou sobre as tendências já identificadas pela Seguros SURA que apontam caminhos importantes para se conectar com o consumidor ao proporcionar experiência, conveniência, autonomia e personalização. Dessa forma, "quando falamos do digital, as empresas têm a oportunidade de obter informações mais profundas sobre as dores e preferências dos consumidores para se conectar emocionalmente com ele, entendendo que são únicos".

Neste sentido, André Siqueira afirmou que uma das principais formas de se relacionar no universo digital é ajudar o cliente e se posicionar para apoiá-lo em sua jornada, ao invés de apenas efetuar a venda pela venda. Com esse posicionamento, as empresas encontram caminhos para adequar e entregar uma narrativa mais assertiva nos diferentes canais. "O grande ponto é entender muito bem o cliente e sua jornada de compra para conseguir apoiá-lo nesse caminho. Entendendo o seu contexto, tenho dicas valiosas que me direcionam para onde devo estar presente, que linguagem devo usar e qual é o assunto do seu interesse, ou seja, eu conheço a jornada de compra para criar um mecanismo de relacionamento a partir do que a pessoa deseja, porque eu a entendo".

Dessa forma, os especialistas comentaram que as redes sociais têm um potencial enorme para as marcas se relacionarem com o consumidor e cada uma delas se conectam com a voz da empresa de uma maneira diferente, sendo fundamental escolher onde estar presente para criar uma comunicação estratégica e coerente entre o público e a marca.

O SURA TALKS é resultado da iniciativa Empresas SURA, plataforma de orientação gratuita para aumentar a competitividade das MPMEs. O projeto agora ganha espaço no ambiente digital para abordar as questões mais requisitadas pelos empreendedores, principalmente neste momento de grandes transformações no mundo. O próximo encontro do SURA TALKS será no dia 05 de agosto, sobre riscos cibernéticos, no canal do Youtube da Seguros SURA Brasil.

Pode te interessar

Tendências para o relacionamento com o consumidor 4.0 pós-pandemia

Será que precisava de uma pandemia para impulsionar a transformação digital no relacionamento com cliente?

2020: o que esperar para o mercado de relacionamento com o consumidor