Ferramentas ERP (Enterprise Resource Planning), que integram informações e funções de diversos departamentos em um único local, permitem a uma empresa uma melhor gestão e análise de todos seus setores. Em meio ao desaquecimento da economia, é preciso se organizar para se tornar mais competitivo e, de alguma forma, conseguir atender um mercado maior, com qualidade – para isso, um sistema de gestão empresarial de alta tecnologia é essencial.

Confira abaixo alguns pontos positivos de adotar uma solução ERP em seu negócio:

Melhor gerenciamento
Quando um executivo adota esse tipo de solução, consegue ter acesso à sua organização inteira, desde a parte de recursos humanos até os projetos financeiros e colaborativos. Com isso, é capaz de gerenciar a empresa de forma assertiva, o que garante agilidade nos negócios e ajuda a companhia a crescer.

Aumento de produtividade
Um sistema integrado possibilita que um colaborador não precise consultar diversos departamentos antes de fechar um pedido. Dessa forma, cada funcionário pode finalizar seu trabalho sem interrupções, burocracias e dependências de outras hierarquias.

Economia de tempo em processos administrativos
Essa, sem dúvidas, é uma das principais vantagens do ERP. Com os dados concentrados em uma única interface, evita-se a busca por informações importantes em inúmeras planilhas, pastas e documentos espalhados por setores diferentes.

Rapidez no atendimento ao cliente
Os canais de atendimento ao cliente ganham muito com a implantação de um método ERP. Isso porque conseguem responder às solicitações dos consumidores instantaneamente, já que os dados importantes estão todos agrupados em um só local.  Assim, o nível de satisfação só aumenta, o que gera confiança e resulta em mais oportunidades de negócios.

Padronização das informações
Todos os funcionários e setores têm acesso ao mesmo conteúdo. Sendo assim, dados de um mesmo departamento não trazem informações desencontradas entre si, o que evita retrabalho e confusão.

Romulo Oliveira é especialista em marketing da AX4B

Leia mais

Intelecta anuncia lançamento do software Empresário ERP em Cloud

Stefanini implementa SAP ERP na Gerdau Distribuição México

Qual o sistema de ERP mais indicado para sua empresa?