O trade marketing vem ganhando cada vez mais importância nas estratégias comerciais, sendo considerado, em muitos segmentos, uma ferramenta fundamental para maximizar vendas e melhorar o relacionamento com consumidores, além de facilitar o entendimento das necessidades dos clientes. Neste sentido, a Atento, líder em serviços de gestão de relacionamento com clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO) na América Latina e um dos maiores provedores mundiais, consolidou uma unidade de negócios específica para esse segmento, com a oferta de uma solução completa, que contempla vendas massivas e consultivas, atendimento ao cliente, pesquisa de campo, ativação de PDV e até mesmo cobrança presencial.

“A partir de uma abordagem consultiva, definimos a melhor estratégia multicanal, por meio do estudo de perfil e segmentação, pesquisas de mercado, indicadores e processos para prover a melhor experiência aos consumidores finais”, afirma Luís Ricardo Ferreira, VP de operações e trade da Atento. A solução de trade marketing da Atento é capaz de gerenciar as interações em tempo real, de maneira consistente, personalizada e unificada. Inclui gestão de vendas via aplicativo, MDM (Gestão de Segurança Mobile), Tracking real time (Gestão de Equipe), monitoria de metas e performance, roteirização, Mobile Journey (Integração Digital e Presencial), geomarketing, metodologia DMB (Database Marketing) e tecnologia Analytics integrada.

Com expertise de mais de 10 anos nesse segmento, a companhia conta, atualmente, com um time de mais de 2 mil consultores em campo, que registram cerca de 250 mil vendas mensais e uma taxa de conversão de aproximadamente 40%. “Em 2017, registramos um aumento de 30% em relação ao último ano. A nossa meta é seguir nesse ritmo de crescimento para que possamos ser a maior empresa de trade marketing do País, com inteligência mercadológica e aplicação de tecnologia de ponta, que agregue valor ao negócio do nosso cliente”, destaca o executivo.

Um dos grandes diferenciais da Atento é a aplicação da tecnologia mobile, que, em tempo real, é capaz de fazer o gerenciamento dos processos, gestão da carteira, dashboard online, acompanhamento de KPI´s, roteirização e agilidade em visitas e monitoramento operacional. Com o uso desta ferramenta, a companhia obtém maior ganho de desempenho e de rentabilidade, com um retorno de 50% na produtividade. “Com o direcionamento das rotas e do perfil do local a ser visitado, o promotor consegue focar no objetivo principal, que é a venda em si”, conclui Ferreira.

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