A Stefanini Scala, em parceria com a IBM, realizaram um Hackathon com o objetivo de desenvolver soluções para a Atento, empresa de relacionamento com cliente. Foram dois dias voltados para inovação e colaboração, que contaram com 40 participantes, entre eles profissionais da Atento da área de TI e de negócios, divididos em oito equipes.

O evento começou no dia 22 de setembro, com apresentações dos executivos das três empresas e a proposta do desafio: utilizar a plataforma IBM Cloud (que possui mais de 150 microserviços alocados na nuvem, entre eles as APIs do Watson) para inovar e tornar o processo de vendas mais proativo e digital.  

No segundo dia, os grupos tiveram 10 minutos para apresentar as soluções desenvolvidas. Ailtom Nascimento, vice-presidente da Stefanini, Marcelo Braga, vice-presidente de Software da IBM, Danilo Alcântara, superintendente de negócios da Atento, e Rafael Brito, diretor de implementação e relacionamento da Atento, foram os escolhidos para avaliar as propostas das equipes.

Marcelo Campos, Ricardo Chicci, Rodrigo Brandão, Rodrigo Simões e Luiz Silva, que compunham o Grupo 5, venceram o desafio. Cada um deles ganhou um voucher no valor de 1000 reais, válido para experiências inovadoras, que vão de viagens até passeio de balão. Para o segundo e terceiro lugar, os vouchers foram de 600 e 500 reais, respectivamente.
O Hackathon utiliza metodologias baseadas nos conceitos Design Thinking (novo caminho para a inovação é focar no ser humano, vislumbrando - na multidisciplinaridade e na colaboração - caminhos que levam soluções inovadoras para projetos e negócios) e Customer Development (abordagem para descobrir e validar hipóteses de soluções alinhadas com as necessidades e problemas identificados, por meio da busca e aprendizado com os usuários-chave para gerar resultados mais assertivos).

Filipe Cotait, diretor de Tecnologia da Stefanini Scala, ressalta que a organização vê na cocriação uma ferramenta poderosa para solucionar os desafios das corporações. “Quando pessoas com diferentes ideias se unem e trabalham em torno de um desafio, saem soluções criativas e inovadoras, que podem ajudar no desenvolvimento de uma nova ferramenta e aprimoramento do negócio do cliente. Este é o primeiro Hackathon que estamos desenvolvendo e a ideia veio a partir de uma conversa com a Atento, que entendeu a importância da computação cognitiva e como ela pode ajudar a transformar o negócio. Foi muito recompensante ver o envolvimento de todos durante o processo de organização do evento e também no próprio dia, quando vimos a sala cheia de pessoas motivadas”, ressalta Filipe.

Flávio Henrique Ribeiro, vice-presidente de TI, Infra e Operações da Atento, ressalta que a empresa investe constantemente em inovação e colaboração e que o Hackathon vem justamente ao encontro disso. “No evento conseguimos tirar ideias equilibradas, que poderão ser implementadas e, assim, farão a diferença para nós. É importante destacar o envolvimento da Stefanini Scala, que veio para entender o modelo de negócio da Atento. A partir de agora, a tendência é que as empresas se tornem cada vez mais parceiras, com o objetivo de se preparar para o mercado do futuro utilizando ferramentas como o sistema de computação cognitiva IBM Watson”.

O evento foi realizado na sede da IBM Brasil, em São Paulo. “Foi super gratificante ver em nosso espaço os times Atento, IBM e Stefanini Scala reunidos. Dois dias juntos com um único objetivo, que é inovar, criando rapidamente soluções para o time e os clientes da Atento. Isso é ecossistema”, finaliza Marcela Vairo, diretora de parceiros comerciais Brasil da IBM.

Leia mais

Atento lança Unidade de Negócios Digital

Algar Telecom adota solução da IBM

Stefanini desenvolve soluções com base no conceito de Design Thinking