O Gartner reuniu, recentemente, na Flórida (EUA), cerca de 13 mil profissionais no mais importante evento anual de CIOs e executivos sêniores de TI no mundo, o Gartner Symposium de Orlando. Durante o evento, que antecede as principais tendências na área de TI, o Gartner listou 13 empresas que estão se preparando para o chamado “tsunami digital”. A Localiza, maior rede de aluguel de carros da América do Sul, foi a única empresa da América Latina a entrar na seleta lista. 

As tendências e os cases divulgados no encontro, realizado entre os dias 4 e 8 de outubro, são materializados em um anuário, que é utilizado como referência em todo o mundo, já que o Gartner trabalha com mais de 10 mil empresas e possui mais de 5.700 associados em mais de 85 países. Segundo o diretor de TI da Localiza, Alberto Campos, os analistas do Gartner acompanharam a Localiza por um período e listaram quatro fatores que geraram o reconhecimento. “Eles concluíram que a Localiza está caminhando para se tornar uma organização Bimodal, que classifica a TI em dois modelos. Aquela organização que consegue unir em sua TI a agilidade e velocidade característicos de uma startup e os serviços tradicionais que garantem segurança e precisão”, comenta.

Além disso, foi apontado como fator positivo o modelo ágil de tomada de decisão. “A implantação ágil consiste em adequar conceitos de metodologias ágeis a projetos de BI, garantindo a entrega de funcionalidades realmente importantes para o usuário de negócio. Isso é possível por meio de ciclos de desenvolvimento reduzidos, infraestrutura voltada para evolução, gerenciamento ágil, entregas e feedbacks constantes”, diz Campos.

“A Localiza está atenta às necessidades de inovar e se renovar constantemente. Entendemos que, quando somos protagonistas e dinâmicos, nos tornamos mais preparados para os desafios que o mercado nos oferece. Recebemos esse reconhecimento da Gartner com grande satisfação, pois ele representa que estamos no caminho certo”, afirma o diretor da Localiza.

Outros pontos de destaque foram as inovações e novas tecnologias desenvolvidas na própria empresa, como o carro conectado e o Localiza Way, que, além das funções básicas do smartphone e GPS, possui acesso compartilhado ao wi-fi, faz ligações para a Assistência a Clientes e pontos mais próximos de atendimento da locadora, e oferece aplicativos. A companhia também acaba de lançar um canal exclusivo de música aos clientes. “Isso demonstra que a Localiza reconhece que a tecnologia passa a ser determinante no processo de atração e retenção de seus clientes, proporcionando uma experiência totalmente nova e integrada que percorre toda o caminho da compra”, ressalta o diretor.

O Gartner revelou que, enquanto algumas empresas estão reduzindo os gastos com investimentos em TI e inovação, indo na contramão da revolução digital, a Localiza está investindo nesses fatores e se fortalecendo cada vez mais.

Outras empresas reconhecidas no evento: Ocado, varejista britânica on-line de alimentos; Ardent Mills, joint venture formada pelas companhias americanas ConAgra Foods, Cargill e CHS; o conglomerado malaio Sime Darby; a holandesa KPN; a americana Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul; e a dinamarquesa Cowi.

Leia mais

Localiza recebe prêmio pelo atendimento ao cliente

Baixe relatório sobre implementação do Customer Engagement Center

Mercado de CRM continua em crescimento