Presente no mercado há dois anos, o fluig, plataforma de produtividade e colaboração para gestão de processos, documentos e identidades da TOTVS, abre programa para recrutamento de novos canais de venda. A primeira vez que a seletiva foi realizada, há um ano, o fluig conquistou 20 canais para o seu ecossistema.

A oportunidade é voltada principalmente para integradores de software e tecnologia, inclusive empresas de hardware e software houses, que podem utilizar a plataforma como OEM, consultorias de tecnologia multimarcas, incluindo das marcas Sênior, Linx, SAP e Oracle. Também está aberta a integradores que utilizam ferramentas semelhantes como Sharepoint, Softexpert, Liferay, Opentext, Aris, Bizagi, IBM e outros. Há também um grande potencial para companhias de BPO e serviços que podem ampliar o portfólio e aumentar a produtividade e a padronização por meio de processos com os Cards BPM (gestão de workflows), ECM (gestão de documentos) e WCM (portais), utilizando a plataforma como camada para qualquer sistema transacional de mercado.

Outro público-alvo para o ecossistema fluig são as consultorias empresarias e de processos que podem criar na plataforma aceleradores para seus projetos com a automatização de processos, portais e indicadores. Para este perfil de canal, há um programa especial que conta com equipes de negócios vocacionadas.

Entre os segmentos de maior aderência de mercado, há oportunidades para empresas especialistas nos segmentos de Serviços, Manufatura, Distribuição e Logística, Varejo e Educacional.

Com o fluig, o canal consegue aumentar consideravelmente as receitas relacionadas à venda da licença com ampliação do portfólio e outros serviços complementares a soluções transacionais. Além disso, um dos benefícios da parceria é a possibilidade de o canal ter três remunerações: habilitação (setup) com comissões acima do praticado pelo mercado; ganhos recorrentes com a mensalidade; e os serviços de implementação e desenvolvimento que ficam totalmente com o canal. O revendedor também pode criar componentes que agreguem funcionalidades à plataforma agnóstica e usar a fluig Store como vitrine para a base de clientes, como o componente de Cadastro de Itens no ERP SAP, criado pelo parceiro Average, divulgado recentemente.

“O grande apelo do fluig é a integração com qualquer sistema de mercado, o que significa que as oportunidades para os canais são infinitas. Atualmente, mantemos 20 canais com bons resultados e por isso estamos estendendo a oportunidade para novos parceiros”, destaca Marilia Rocca, Chief Cloud and Platforms Officer da TOTVS.

Resultados

Após o primeiro ano de operações com seu ecossistema, o fluig passou a investir mais na capacitação comercial e técnica desses parceiros. Para isso, criou um programa de qualificação chamado fluig Education Center com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre a ferramenta. Os esforços já trouxeram resultados e o “Ecofluig” foi responsável pela venda de mais de 20 mil identidades no primeiro semestre de 2015 e trouxe 15% dos novos clientes da plataforma neste período. Entre os parceiros estão empresas de peso do setor de TI brasileiro, como Resource IT, Trust, Average e Konica Minolta.

Outro mérito do programa de canais foi a consolidação da característica agnóstica do fluig. Além de clientes como DPaschoal e Pague Menos, há outras oito implementações em andamento em empresas que utilizam ERPs multinacionais. No total, 20% dos clientes da plataforma não são clientes ativos da TOTVS.

Desde sua criação, a plataforma fluig possibilitou às empresas uma nova forma de usar a tecnologia para gerir processos, aumentando a eficiência nas rotinas corporativas. Essa facilidade já é comprovada por mais de 500 mil indivíduos em 400 empresas.

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