Ingressar no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil, principalmente para jovens de 18 a 24 anos. No final de 2016, cerca de 25,9% dessa população estava desempregada, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Normalmente, a necessidade de experiência comprovada é o fator que mais dificulta o primeiro emprego. No entanto, nem todo o empresário tem essa visão. Em Rio Preto, quem apostou nos jovens já colhe os frutos desse investimento.

Desde a criação da sua empresa, há nove anos, Daniel Rosa, diretor da Cobmax, acredita no potencial dos jovens. Atualmente, 75% dos mais de 300 colaboradores atuando em seu negócio estão na faixa etária de 18 a 24 anos. Com o sucesso desse time, Daniel inaugurou uma nova unidade da empresa, que tem capacidade para oferecer 200 novas vagas de empregos nos próximos meses.

"É preciso dar oportunidade para os jovens mostrarem seu talento. Eles colaboram com muita energia e contribuem com ideias. Todos são participativos, proativos e buscam se sentir parte do time. Em nosso ponto de vista, essas atitudes, típicas dos jovens, vão ao encontro com os valores da empresa”, diz.

Para Daniel, o segredo do seu sucesso está na capacitação e no incentivo aos colaboradores. “A experiência prévia não é fundamental. Por isso, oferecemos o projeto de educação corporativa, no qual capacitamos a pessoa para a função designada, proporcionando todo o conteúdo teórico e desenvolvendo suas competências técnicas e comportamentais da melhor maneira possível. Esses ensinamentos vão além do cotidiano da empresa, servem para ser usados no dia a dia”, afirma.

Leia mais

Cobmax aposta na educação corporativa para crescer

Atento abre mais de 1.3 mil novas vagas de trabalho

Vikstar inicia operações em Votuporanga